Monday, January 1, 2007

Diga 33




Burn out.


Essa expressão, tirada de um artigo de um site do meio empresarial do qual eu nunca ouvira falar, não poderia ser mais adequada para meu momento. Segundo o site, a Síndrome de Burn out é um sentimento de fadiga, de redução dos recursos emocionais para se lidar com situações de estresse. Isso ocorre, entre outros fatores, como consequência da hiperutilização das pessoas no trabalho, e da maneira como se tece a fronteira entre a vida pessoal e a profissional. Hoje, não só a falta de emprego é assustador. Ter um emprego também pode o ser. Segundo o próprio site, a competição é tanta no meio empresarial que os profissionais se vêem obrigados a sempre darem mais de si, mesmo que isso signifique sacrificar seus valores pessoais.


Foi o site que falou. E olha que nem precisaram me entrevistar pra chegar a essa conclusão!!!


Isso me leva a crer que não sou a única executiva-recém-ingressa-no-mercado-de-trabalho-com-sérias-dúvidas-sobre-que-diabos-estou-fazendo-aqui.


Não. Devemos ser muitos. Vejam só, temos até um termo específico! Em inglês, of course my horse, como todo bom jargão corporativo deve ser.


As principais vítimas dessa síndrome somos nós, "profissionais esperançosos para os quais a realidade atua como fator restritivo às suas altas expectativas, desaguando em frustração e desilusão". Ora bolas, só porque eu achava que ia sair da faculdade e mudar o mundo, liderando projetos importantes que fossem agregar valor à humanidade? Por que será que eu me desaguei em frustração e desilusão quando percebi que a única coisa que eu agrego são alguns milhões a mais aos acionistas e meus projetos não são assim, lá muito socialmente/moralmente idôneos? Poxa, posso estar ajudando algum yuppie a comprar seu primeiro iate em algum lugar da West Coast... deveria me orgulhar por ser tão eficiente e me realizar com meus bônus, promoções e aumentos de salário, e com as ótimas oportunidades de carreira que a companhia vislumbra para mim.


Não....? Ué, mas tanta gente não gostaria de estar no meu lugar? Não me preparei durante 5 anos da minha vida para fazer exatamente o que estou fazendo agora?


Esta menina deve estar doente!


O que será que ela tem?


Burn out?


Não - consciência.