Saturday, May 17, 2008

Vale a pena ver de novo

Ando meio decepcionada com o cinema francês. Não sei se minhas escolhas não têm sido acertadas, ou se realmente não tem nada de novo tão interessante assim. Até Audrei Tatou me decepcionou, no sonolento: "Dieu est si grand, et je suis tout petite", ou quelque chose comme ça. Primeiro filme que assisto com ela que não me dá vontade de ver e rever over and over again.
Os destaques, a meu ver, têm ficado com o cinema alemão. Dos últimos filmes que assisti (e olha que não foram poucos!) os melhores foram produzidos na sisuda Deutschland. Filmes muito bons, filmaços mesmo, daqueles que vale a pena perder um compromisso pra terminar de assistir: Das Leben der Anderen e Black Book.
Ambos foram premiados em importantes festivais (Oscar de melhor filme estrangeiro e Festival de Cinema de Veneza, respectivamente); discorrem sobre as traumáticas experiências de guerra e pós-guerra enfrentadas pela nação germânica, e são permeados por belas e intensas histórias de amor.
Partilham, também, da mesma lição: o velho dito de que na guerra, assim como no amor, os maiores sofrimentos advêm da traição.

No comments: