Monday, September 29, 2008

Desnuda

Uma das métricas para identificar que estamos amadurecendo é quando conseguimos aceitar nossas limitações de maneira tranquila. Quando mais jovens, tendemos a ter uma necessidade e uma urgência muito grande em se provar. Para si mesmo, para a família, para a turma...
À medida em que nossa auto-estima e auto-confiança se fortalecem, bem-estar mental e consciência tranquila passam a ser as variáveis mais importantes da tão sonhada felicidade. Nosso conceito de si mesmo torna-se o componente com maior peso dessa equação. Sem utopias: não somos uma ilha, e a opinião dos que nos cercam com certeza influenciam, mas já não são mais os únicos fatores que determinam se vamos nos sentir uma pessoa realizada, completa, feliz ou não.
Sei que estou amadurecendo. Já deixei de dar tanta importância à maneira como os outros me enxergam. Sei bem a dor e a delícia de ser o que eu sou, e aceito. Estou saindo de um período de hibernação em minha "bolha", e isso foi fundamental para aumentar meu auto-conhecimento e fazer as pazes com algumas emoções represadas dentro de mim. Nossa mente às vezes nos prega peças, fixando-se em determinados assuntos com o intuito único e mesquinho de dissimular pensamentos mais importantes que causariam incômodo maior ao "eu" consciente. Foi preciso muita coragem para deixar de lado minhas muletas mentais, e me encarar de frente, de rosto lavado e armas depostas.
Ainda estou no meio do caminho. O mais importante, porém, já fiz: tomei a decisão. Agora é só ter calma e continuar na linha reta.
Gostaria de ser menos vulnerável, característica essa que destoa da imagem que os outros têm de mim. Digo, os outros que conhecem só minha superfície. A mulher responsável, educada, competente, independente, sempre em movimento, com um sorriso no rosto e idéias fluindo pela cabeça. Só eu sei o quanto me custa me manter de pé. Inquebrável, porém vulnerável. Lutando contra o vento, que insiste em me testar.
O que me consola é saber que o saldo está positivo, e ainda tenho o mundo inteiro me esperando pela frente.

1 comment:

Unknown said...

não só o mundo todo te esperando, mas todo mundo também... que bom te ver nesse finde.