Tuesday, December 30, 2008

Sobre a fidelidade

Novamente, uma inspiraçao via aérea.
Questionamentos que me surgem a caminho de Bordeaux:

- em frances, nao hà diferença entre o "ser" fiel e o "estar" fiel: je suis fidèle e pronto. Mas em portugues existe a diferença: geralmente se prega o ideal de um companheiro que seja fiel, insinuando que o permaneça durante toda a vida. Considerando a dinamica das relaçoes modernas e a aparente tenue fragilidade dos sentimentos entre dois amantes nos dias de hoje, parece-me que a busca pelo "ser" fiel é sempre acompanhada em maior ou menor grau, de uma certa frustaçao. Objetivando reduzir o gasto de energia sem sentido e ser mais pràtico, suplantando o romantismo pelo realismo, nao seria melhor afinal contentarmo-nos apenas com o "estar" fiel?

- Deve-se ser fiel a uma pessoa que possivelmente nao é fiel a voce? Em outras palavras, a unilateralidade da fidelidade invalida a açao? Fidelidade so vale a pena quando conectando dois pontos, ou a nobreza do sentimento é recompensa suficiente para o amante fiel? Da onde derivo: pode um amante traido ter sentimentos nobres?

- Por que afinal as pessoas se casam? Se é para "ser" fiel, deveria passar pela cabeça dos dois amantes algo do tipo:
"OK, jà experimentei vàrios parceiros (ou poucos, tanto faz) e cheguei à conclusao que voce é o melhor de todos que eu poderia ter, minha melhor opçao. Sei que no futuro vou conhecer outras pessoas, e pode ser que algumas delas sejam até mais bonitas, mais interessantes e combinem mais comigo que voce. Mas tudo bem, estou fazendo uma escolha agora considerando toda a vida que teremos juntos, desde o momento em que nos conhecemos até o dia em que estaremos bem velhinhos tomando chà na varanda da nossa casa. Vamos viver e construir tanta coisa boa juntos, que neste momento eu escolho abrir mao de qualquer outra pessoa que eu venha conhecer no futuro, para viver minha vida com voce."
E se nao for pra pensar assim, é melhor assumir de vez o "estar" fiel, e viver a vida aproveitando as vantagens e aceitando as consequencias que essa escolha traz.

Quais seriam as repostas pra essas perguntas, alguém ai me ajuda?

2 comments:

Anonymous said...

Hide and seek...

Só passei para desejar um feliz 2009!

Juliana said...

Obrigada, anônimo, pra você também!
Mas da próxima vez, vê se se identifica, para eu saber da onde estão vindo os votos...